O aguardado filme “The Batman: Part II” (“Batman 2”), sequência do longa de 2022, dirigido por Matt Reeves, trará um vilão que nunca foi adaptado para o cinema. A revelação foi feita pelo próprio diretor, durante participação no podcast Happy Sad Confused, apresentado por Josh Horowitz.
O que disse o diretor
No bate-papo, Reeves explicou que a escolha do antagonista foi central para a construção da trama e da evolução de Bruce Wayne. “Escolher o vilão certo, que o força a visitar seu passado, à sua vida, foi isso que moveu nossas discussões”, declarou o diretor.
“Posso dizer que [o vilão] nunca foi realmente feito num filme antes”. As falas do cineasta reforçam que o personagem inédito deve ter ligação profunda com a história pessoal do herói, indo além de ameaças físicas ou planos de destruição em Gotham.
O primeiro filme, “The Batman”, apresentou um Bruce Wayne ainda em seus primeiros anos como vigilante, mergulhando em uma Gotham corrupta e sombria. O longa foi estrelado por Robert Pattinson e trouxe vilões já conhecidos, como o Charada (Paul Dano), o Pinguim (Colin Farrell) e Carmine Falcone (John Turturro), além de uma breve aparição do Coringa (Barry Keoghan).
Com “Batman 2”, Reeves sinaliza que quer explorar novos caminhos, mantendo o tom investigativo e realista, mas sem se repetir. A escolha de um vilão inédito vai nesse sentido: trazer frescor à franquia e evitar comparações diretas com adaptações anteriores do herói.
Produção e estreia
O roteiro tem assinatura de Reeves em parceria com Mattson Tomlin e, segundo o diretor, está guardado com todo o sigilo possível para evitar vazamentos. A produção de “Batman 2” deve começar em 2026, e a estreia está prevista para 1º de outubro de 2027.
Vale lembrar que o longa faz parte do selo DC Elseworlds, que abriga projetos fora da cronologia principal do novo universo da DC comandado por James Gunn e Peter Safran. Isso dá a Reeves liberdade criativa para construir uma Gotham própria e contar histórias paralelas às de outras produções da editora nos cinemas.