Por João Henrique do Vale
Belo Horizonte terá mais flexibilização nos próximos dias. A prefeitura anunciou a ampliação do horário de funcionamento dos bares e restaurantes na cidade. Os estabelecimentos vão poder ficar abertos até 23 hortas. Além disso, as lojas de conveniência poderão abrir aos domingos. O anúncio foi feito pela secretária de política urbana de Belo Horizonte, Maria Caldas, na tarde desta terça-feira.
A ampliação do horário de bares e restaurantes em Belo Horizonte já era esperada. Na última semana, a prefeitura já tinha dado sinal positivo ao Sindicato dos Bares, Restaurantes e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindibares). A mudança vai começar a valer a partir da quinta-feira, quando um decreto vai ser publicado no Diário Oficial do Município (DOM). Até lá, os estabelecimentos podem funcionar até 22h.
Outra mudança divulgada pela prefeitura é em relação aos eventos. Será permitido um público de 800 pessoas em shows e apresentações sem alimentação. Antes, o limite era 600 pessoas. Os eventos com o serviço de alimentação poderão ter público de 600 pessoas, antes era 400.
Seguem valendo os protocolos já divulgados pela administração municipal. As pessoas devem apresentar testes negativos de Covid-19 ou comprovante de vacinação.
Público nos estádios
A presença de público nos estádios da capital mineira está liberada. A decisão foi anunciada nesta terça-feira, pelo secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado. 30% da capacidade da arena poderá ser preenchida pelos torcedores, com torcida única do time mandante. A flexibilização passa a ser válida a partir da próxima quinta-feira. Para entrar nos estádios, os torcedores deverão fazer teste PCR ou teste rápido com antecedência máxima de 72 horas e os ingressos serão vendidos exclusivamente pela internet.