Quais são as melhores e as piores bebidas para a saúde? O guia “Healthy Living”, publicada a cada ano pela Universidade de Harvard, traz uma lista bem interessante sobre isso. É claro que a melhor bebida sobre todas as outras é a água, porque além de matar a sede, ela repõe e restaura os fluidos do nosso organismo que são perdidos com o suor, com o metabolismo, com a respiração, com a eliminação dos resíduos através de urina e fezes. Importante lembrar que, para ser saudável, a água deve ser potável. Caso contrário, pode ser o meio transmissor de várias doenças.
Em seguida a água temos o café e o chá como as melhores bebidas, se consumidos sem nenhum tipo de adoçante. Em quantidades moderadas, o café pode ajudar na prevenção de doenças hepáticas crônicas, como a esteatose, por exemplo. Já os chás tradicionais, ou seja, os que podem ser chamados de chá por virem da Camellia sinensis, são ricos em polifenóis, os famosos antioxidantes, que protegem o nosso organismo contra os radicais livres.
Agora, vamos à lista das piores bebidas. Errou quem apontou as alcoólicas. Saiba que para algumas pessoas, não todas, o álcool em doses moderadas é benéfico. Na lista das piores bebidas estão os sucos de frutas vendidos prontos, que ocupam uma posição mediana nessa lista, porque carecem de fibras e nutrientes, tendo o poder de aumentar os picos de glicose. O leite também está nessa parte da lista de bebidas mais ou menos ruins, pois apesar de provocar efeitos positivos na saúde dos ossos, sua gordura é péssima para o nosso coração.
Ainda temos as bebidas dietéticas, aquelas que substituem o açúcar por adoçantes, que podem causar diabetes do tipo 2 e até levar ao ganho de peso. O mesmo acontece com bebidas isotônicas. Se ingeridas por não praticantes de atividades físicas, podem levar ao risco de obesidade, assim como os dulcíssimos energético.
E na categoria pior de todas temos os refrigerantes. Esses devem ser cortados definitivamente da sua vida. Com o nível altíssimo de açúcar, eles estão associados ao desenvolvimento de diabetes tipo 2, de doenças cardíacas e de doenças crônicas. Durma com barulho desses.