Como definir o Art Déco? O estilo surgiu na Europa após a Primeira Guerra Mundial e floresceu internacionalmente entre as duas guerras. O Art Déco se inspira em vários movimentos artísticos de vanguarda, incluindo o Cubismo, a Secessão de Viena, Bauhaus e o construtivismo.
Ele é frequentemente caracterizado por formas geométricas ousadas e simplificadas, cores ricas e ornamentação estilizada. O curioso é que o próprio termo “Art Déco” só surgiu na década de 60, quando o historiador de arte britânico B. V. S. Hillier batizou o estilo retroativamente, em alusão à exposição de artes decorativas de 1925.
E o Art Déco não constituiu um movimento organizado com conteúdo ideológico próprio e sólido. Ao contrário do modernismo, por exemplo, que tinha forte consistência social e cultural. Ele foi uma busca de modernização, mas aplicada superficialmente, mais voltada para ornamentação.
É um estilo que teve grande influência na arquitetura de Belo Horizonte, especialmente nas décadas de 30 e 40 com edifícios que ainda hoje são marcos da cidade. Entre os exemplos, o Museu Inimá Paula, o edifício Acaiaca, o Cine Teatro Brasil e também o prédio do antigo Isabela Hendrix, atual PUC Lourdes, que vai sediar a CASACOR a partir de 15 de agosto.
E eu já dou a dica: quando você for à mostra, atente-se aos detalhes históricos também, ver os ambientes lindos da CASACOR assinados por arquitetos e designers, é tudo de bom, mas é melhor ainda quando você pode vê-los com uma bagagem maior de conhecimento.