Transformar sucata em aço de qualidade, dar novos usos a materiais que seriam descartados e mostrar que inovação e sustentabilidade podem caminhar juntas. Esse é o propósito que a ArcelorMittal leva para a CASACOR Minas Gerais, reforçando o papel da economia circular como motor de mudança no setor e inspiração para a arquitetura e o design.
Nesta quinta-feira (21), aconteceu o primeiro dia do Estúdio CDL FM Ao Vivo direto da mostra. As apresentadoras Marcela Machado e Lenora Rohlfs receberam Camila Valverde, diretora da Fundação ArcelorMittal, para uma entrevista exclusiva sobre como a empresa tem levado a economia circular para dentro do universo da arquitetura.
Um novo olhar para o futuro
A economia circular é um modelo que propõe enxergar resíduos como recursos. Em vez de descartar materiais, a ideia é reaproveitá-los, ampliando seu ciclo de vida e reduzindo o impacto ambiental. No setor siderúrgico, o aço é protagonista, já que pode ser reciclado infinitas vezes sem perder qualidade ou durabilidade.
Durante a entrevista concedida ao Estúdio CDL FM, Camila Valverde destacou os desafios e as oportunidades que a economia circular traz para a indústria e para a sociedade. Ela ressaltou pontos fundamentais sobre o papel do aço, da inovação e da conscientização no setor da construção e do design.
“A economia circular é o futuro da descarbonização e da valorização da sociobiodiversidade. Vivíamos um modelo linear, que extraía, produzia e descartava. A economia circular propõe a reutilização e o repensar desde o nascimento dos produtos”, destaca Camila.
Conversa sobre o impacto social
Além de investir em projetos de descarbonização, a ArcelorMittal atua em iniciativas que fortalecem a educação e o impacto social no Brasil. Um exemplo é a Liga STEAM, criada pela Fundação ArcelorMittal, que conecta parceiros para ampliar investimentos em educação. O programa aplica conhecimentos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (daí o acrônimo STEAM), estimulando os alunos a desenvolver projetos que enfrentem desafios sociais.
“Há mais de 17 mil educadores que participaram da formação Liga STEAM. Agora temos o prêmio Liga STEAM rodando no Brasil inteiro, com mais de mil inscritos de todos os estados. Sem dúvida, é um projeto que me enche de orgulho”, contou Camila, durante a entrevista.
ArcelorMittal na CASACOR Minas
Na CASACOR Minas, a ArcelorMittal leva essa visão para além da indústria e mostra como a economia circular também inspira o design e a arquitetura. O evento funciona como um laboratório de ideias, onde materiais ganham novos usos e se transformam em exemplos de inovação e consciência ambiental.
Durante entrevista exclusiva ao Estúdio CDL FM, direto da mostra em Belo Horizonte, Camila Valverde, diretora da Fundação ArcelorMittal, destacou como a empresa tem apostado nesse modelo de produção e consumo para abrir caminho a novas possibilidades de futuro.
Um futuro mais sustentável
Segundo especialistas, praticamente todo o aço disponível após o uso já é reciclado, cerca de 87% a 90%. Mas, como a demanda global pelo material ainda é três vezes maior que o volume de sucata existente, a produção primária continua sendo necessária. Para a ArcelorMittal, o desafio está em eliminar o descarte desnecessário e capturar o valor de cada subproduto do processo siderúrgico.
ArcelorMittal o aço oficial da CASACOR Minas Gerais! Sintonize na 102.9 e acompanhe as redes da CDL FM para não perder nenhum detalhe do evento!


