Você conhece a origem do drinque Aperol Spritz? Sim, aquele alaranjado que virou febre nos últimos anos.
Pois não é que essa bebida é uma junção da tradição austríaca dos spritzing, uma mistura de água com gás ao vinho branco, com o licor Aperol, criado em Pádua, na Itália, em 1919, pelos irmãos Luigi e Silvio Barbieri. A receita é a base de cascas de laranja-amarga maceradas com raiz de genciana e especiarias.
Como o licor tinha um baixo teor alcoólico, apenas de 11%, ele passou a ser vendido nos anos de 1920 para perda de peso. Isso mesmo! O slogan para o anúncio era o seguinte: “Senhora, Aperol mantém você magra!”.
Dessa maneira, foi só nos anos de 1980, que bares da região de Vêneto, aproveitando o licor barato, criaram o drinque adicionando água com gás.
Até então, o Aperol Spritz era uma bebida pobre, voltada para pessoas de baixo poder aquisitivo. Entretanto, a onda pegou e na década seguinte o drinque foi adotada por estudantes que lotavam as praças de Pádua, Veneza, Treviso e Vicenza.
Em 2003, a Campari comprou o Aperol e o levou para mercados mais chiques, principalmente o de Milão, apresentando em taças altas cristalinas. Isso elevou o padrão da bebida.
Assim, o Aperol Spritz passou a ser consumido pelo público da moda de Milão, partindo dali para o mundo e tornando-se um fenômeno de consumo.