15/03/2024
Redação: João Henrique do Vale
Imagem: AESCOM ANTT / Divulgação
O Ministério dos Transportes e o Tribunal de Contas da União (TCU) vão analisar a nova proposta de concessão da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, na Região do Rio Doce. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, nessa quinta-feira, a retirada do projeto original de dois trechos da rodovia que ficam na saída da capital e em Caeté.
A futura concessionária ficará encarregada dos serviços de conservação e manutenção da rodovia, além de, entre outras metas, concluir a duplicação de 27,8 km das obras remanescentes.
Investimentos
Estão previstos mais de R$ 9 bilhões em investimentos no trecho de 300 quilômetros entre a capital mineira e o entroncamento com a BR-262, em Governador Valadares. A concessão tem o potencial de gerar aproximadamente 73 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda, contribuindo para o crescimento econômico e a geração de oportunidades de trabalho na região.
Entre as melhorias previstas no projeto estão 27,83 km de duplicação para obras remanescentes, 90,85 km de duplicação para obras de ampliação de capacidade, 40,6 km de faixas adicionais duplas e 42,1 km de faixas adicionais simples. Além disso, o projeto conta com obras de melhoria, como 9,7 km de vias marginais de duas faixas, 20 passarelas, 166 pontos de ônibus e 1 rampa de escape, entre outras.
Essa é a quarta tentativa de conceder a BR-381 no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Em novembro de 2023, o edital ficou deserto, ou seja, sem empresas interessadas. As anteriores ocorreram em 2021 e 2022.