A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) atendeu parcialmente ao pedido da Cemig de suspender o reajuste de tarifas em 2020. A decisão tomada na última terça-feira (18) reduziu para 0% o reajuste de 4,27% previsto para este ano. A solicitação para o cancelamento do aumento na tarifa foi feita pelo governo de Minas devido à pandemia do coronavírus.
De acordo com o governo do Estado, o impacto da suspensão do reajuste será coberto por uma quantia de R$ 714 milhões que a Cemig irá receber referente ao ganho de uma disputa tributária judicial.
A Aneel decidiu também que os consumidores de baixa tensão, como os residenciais, terão uma redução média de 0,82% na conta de luz neste ano. 7 milhões de pessoas irão receber este desconto no estado, segundo informou a Cemig.
No entanto, os estabelecimentos considerados de alta tensão, como as indústrias, terão que arcar com um aumento de 1,89% em suas tarifas. De acordo com a empresa mineira de energia elétrica, esse reajuste é menor do que o que estava previsto, de 6,19%.