Uma cadeia americana de cafeteria está enfrentando dois processos por homicídio culposo, movidos por familiares que alegam que um parente morreu depois de ingerir uma bebida que continha grandes quantidades de cafeína. A bebida em questão é uma limonada. O caso acende alertas para os riscos do consumo excessivo de cafeína.
As duas ações judiciais alegam que os parentes morreram logo após beberem um copo com cerca de 800 ml da limonada, com aproximadamente 400 mg de cafeína. Essa quantidade é a máxima recomendada por dia.
Para efeito de comparação, uma xícara de café de 240 ml contém de 80 mg a 100 mg de cafeína. A limonada teria quase quatro vezes mais cafeína.
Em doses muito altas, a cafeína traz riscos: pode ser tóxica e até mesmo letal. Pessoas com doença hepática crônica têm dificuldade de metabolização e devem evitar. Portadores de doenças cardiovasculares também devem evitar, porque a cafeína pode aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial.
Então, se você é daqueles que vive cansado e, para ter mais energia, consome a substância em excesso, cuidado com os riscos da cafeína!
Por Patrícia Axer