Por João Henrique do Vale
Motoristas reclamam de uma alta dos combustíveis na última semana em Belo Horizonte e outras cidades mineiras. Alguns condutores afirmam que o reajuste fica entre R$ 0,10 a R$ 0,30. O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais (Minaspetro) afirma que esse aumento é provocado pela alta demanda devido as festas de fim de ano e também por uma suposta falha de bombeio da Petrobras para as companhias.
A entidade exibe os postos de combustíveis pelos aumentos. “O que temos visto nas últimas 24 horas é que houve uma alta na demanda por causa das festas de fim de ano e as distribuidoras subiram os preços de venda para os postos. Além disso, está sendo investigado problemas de bombeio de combustível da Petrobras para as companhias”, comentou o Minaspetro.
O sindicato diz, ainda, que também há uma alta dos custos da produção do etanol anidro nas últimas semanas, combustível que compõe o preço da gasolina em 27%.
“Os postos não são os responsáveis pela atual elevação de preços e não iremos aceitar a culpa do aumento da virada do ano. O reajuste se deve aos repasses das distribuidoras e já estamos antecipando que as companhias, provavelmente, seguirão a mesma estratégia para o dia 1° de janeiro”, finalizou.