Nossas papilas gustativas estão conectadas ao cérebro por meio de fibras nervosas que nos permitem distinguir cinco sabores básicos: o doce, azedo, salgado, amargo e o umami, que significa muito saboroso.
O amargo é o sabor mais sensível, que temos mais mais dificuldade em ingerir. Porém, te aconselho a rever os seus conceitos, porque os alimentos amargos podem trazer muitos benefícios para saúde, especialmente do fígado, auxiliando na sua função de desintoxicação e digestão.
O sabor amargo estimula a produção de bile, que é uma secreção essencial para digestão de gorduras e eliminação de toxinas pelo corpo.
Já ouviu falar sobre os benefícios do chá de boldo para o fígado? Pois então, o boldo é uma planta bem amarga. O chá verde também é amargo e é um super aliado da saúde e recomendo o consumo de uma xícara de chá verde feito da erva, sem açúcar ou adoçante pela manhã.
O cacau em pó 100%, que é bem amargo, pode ser salpicado em frutas, no iogurte ou consumir os chocolates amargos tipo 70, 80% cacau.
O café preto, puro, sem açúcar ou adoçante, consumido com moderação é também um amargo do bem.