A Academia Brasileira de Cinema acaba de indicar o longa ‘Ainda estou aqui’, muito elogiado pela crítica nos últimos tempos, para representar o Brasil no Oscar 2025. O filme de Walter Salles, estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello estreia nos cinemas brasileiros no dia 7 de novembro.
A última vez em que o Brasil concorreu de fato como “Melhor Filme Estrangeiro”, foi inclusive com outro filme de Walter Salles, “Central do Brasil”, em 1999. Ano passado, por exemplo, o filme brasileiro selecionado foi “Retratos Fantasmas”, de Kléber Mendonça Filho, mas que acabou não ficando entre os cinco filmes concorrentes ao Oscar.
‘Ainda estou aqui’ disputa uma das cinco vagas finais na categoria “Melhor Filme Estrangeiro”. As indicações oficiais ao Oscar serão divulgadas no dia 17 de janeiro. Já a cerimônia de premiação está marcada para o dia 2 de março de 2025.
“Para toda a família de ‘Ainda Estou Aqui’ é uma honra representar o Brasil no Oscar. Esperamos ansiosamente pelas estreias na Mostra de São Paulo e no Festival do Rio, porque esse filme existe, antes de mais nada, para se relacionar com o público brasileiro. Nada disso seria possível sem o livro fundamental de Marcelo Rubens Paiva e o apoio da família Paiva, que nos inspiraram constantemente nessa jornada”, comentou Walter Salles, na estreia do longa no Festival de San Sebastián, na Espanha.
Como foi a escolha para representar o Brasil?
‘Ainda estou aqui’ foi escolhido por unanimidade pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais. O comitê é composto por 25 membros: 21 deles escolhidos por votação e os outros 4, escolhidos pela diretoria, para garantir a diversidade dos integrantes.
É esse mesmo comitê que fica responsável por assistir todas as obras elegíveis, inscritas previamente, em um processo seletivo. Em 2024, 12 obras participaram da seleção. Das 12, seis foram selecionadas para um segundo turno de votação.
Os longas pré-selecionados, divulgados na última semana, foram: ‘Cidade Campo’, de Juliana Rojas; ‘Levante’, de Lillah Halla; ‘Motel Destino’, de Karim Aïnouz; ‘Saudade Fez Morada Aqui Dentro’, de Haroldo Borges; e ‘Sem Coração’, de Nara Normande e Tião. ‘Ainda estou aqui’ foi anunciado nesta segunda-feira (23).
‘Ainda estou aqui’ bem na fita!
O longa-metragem é inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva sobre a história de sua família. O relato começa no início dos anos 70, quando, durante a ditadura, militares levaram o patriarca da família Paiva para sempre.
O filme de Walter Salles foi lançado mundialmente na 81ª edição do Festival de Cinema de Veneza, no início do mês (7). No mesmo festival, o filme brasileiro recebeu o prêmio de “Melhor roteiro” e acabou virando destaque nas críticas divulgadas pela imprensa internacional. A atriz Fernanda Torres, especialmente, recebeu muitos elogios da mídia especializada.
Confira o trailer: