É impossível falar de bebidas e sua influência em nossa história história da humanidade sem citar o livro “História do mundo em seis copos”. Não é uma publicação nova, pelo contrário. O livro foi lançado em 2005, mas podemos considerá-lo definitivo para o entendimento do quanto as bebidas alcoólicas e não alcoólicas tantas vezes estão no centro do desenrolar dos fatos.
O autor Tom Standage é jornalista e editava, à época do lançamento do livro, a área de Tecnologia da revista “The Economist”. Na publicação, ele traz uma linha do tempo que vai dar pré-história até a era da globalização, pontuando o desenvolvimento de cada sociedade por meio de seis bebidas: cerveja, vinho, destilados, café, chá e Coca-Cola.
Para o autor, esses seis copos que dão título ao livro influenciaram os rumos da história mundial, desempenhando papéis importantes e inesperados de tal forma que definiram políticas e práticas sociais.
Cerveja e o desenvolvimento da escrita. A influência do vinho para o desenvolvimento da filosofia grega. Os destilados especialmente whiskys e bourbons e sua ligação com a independência dos Estados Unidos. O chá e a queda do Império Britânico, o café e o progresso científico e finalmente a Coca-Cola, como representação máxima da globalização. É uma leitura sem igual, podem acreditar, que mudou inclusive o rumo da minha história lá atrás.