Você acha que a corrida da IA é só sobre quem cria modelos gigantes, tipo GPT? Errado. A briga também pela camada de infraestrutura de chips cada vez mais modernos para processar e treinar os modelos. A Nvidia investiu 20 bilhões de dólares para licenciar a tecnologia da sua concorrente Grok. Um dos maiores investimentos na empresa que tem muito dinheiro na conta e não quer perder essa corrida.
A Grok é famosa por chips de arquitetura focados em interferência ultra rápida e era uma empresa que estava crescendo e prometendo ameaçar a hegemonia da Nvidia. Entre seus fundadores estavam ex-engenheiros do Google e muitos profissionais especializados.
Além da aquisição da tecnologia para acelerar unidades de negócio estratégicos da empresa, a Nvidia também faz um movimento em que praticamente adquire uma concorrente, sem que os órgãos de regulação se atentem para isso.
Inclusive, a escolha das palavras no comunicado oficial foi cuidadoso e a empresa nega que fez uma aquisição. É um movimento rápido para manter o controle da infraestrutura da inteligência artificial global e a dianteira nessa corrida. E para vencer esse jogo, pelo visto, tá valendo tudo.
