A cerveja vem sofrendo retração no mercado em todo mundo. Consumidores de bebidas alcoólicas têm trocado o fermentado de grãos por outros perfis de bebida, sejam as sem álcool, as de baixo teor alcoólico ou, paradoxalmente, as de teor alcoólico muito elevado.
O segmento de cervejas, tanto artesanais quanto industriais, tem visto seu público migrar de preferência, tanto que cervejarias buscam agregar aos portifólios bebidas destiladas, refrigerantes gourmet ou outros fermentados.
Tudo isso já se anunciava há mais de dez anos, quando começaram a ser produzidas e vendidas as bebidas chamadas ‘Ready to drink’ – prontas para beber.
Quem não se lembra das ices, super consumidas nas baladas, no início dos anos 2000? Pois é, elas levavam vodca na composição.
Depois vieram as misturas de energético com outros destilados como gin, rum, até chegarmos aos uísques com refrigerante e vinhos espumantes em lata.
É esse o segmento que domina o mercado atual. Por isso, acostume-se a ver mais e mais ofertas de drinques prontos nos pontos de venda, em festas, eventos.
Para as cervejarias que souberam detectar antecipadamente essa mudança de mercado, parabéns! Já que se adaptaram para produzir o que o público desejar beber.
Já para aquelas que ainda não enxergaram que a cerveja está out, o que eu desejo é boa sorte nestes novos tempos.