Belo Horizonte terá uma segunda–feira de feriado no dia 8 de dezembro, data em que celebra–se a Imaculada Conceição. Historicamente, a capital mineira possui devoção à santa desde o antigo Curral Del–Rei, quando o território era ligado a Sabará, cidade da região metropolitana cuja Igreja–Mãe é dedicada à Nossa Senhora da Conceição.
Com o feriado municipal caindo na segunda–feira, os moradores de BH poderão ter um fim de semana prolongado. A data não se estende a toda a região metropolitana da capital, uma vez que Nova Lima, Ribeirão ds Neves, Betim e Contagem não celebram a santa. Nas demais cidades, o 8 de dezembro pode ser ponto facultativo.
A comemoração da Imaculada Conceição também costuma gerar confusão entre os belo–horizontinos, uma vez que a santa não é padroeira de BH. Ao longo do ano, a capital mineira celebra três momentos específicos, confira:
- 15 de agosto: Dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de Belo Horizonte. É feriado municipal e não possui relação com o aniversário da cidade;
- 8 de dezembro: Dia da Imaculada Conceição. Feriado religioso herdado de uma tradição criada em Sabará. Não é aniversário de Belo Horizonte;
- 12 de dezembro: aniversário de BH, não é feriado. A confusão ocorre pela proximidade com 8 e 15 de dezembro.
História da Imaculada Conceição
O Papa Pio IX proclamou oficialmente o dogma da Imaculada Conceição em 1854. De acordo com o catolicismo, Maria foi preservada do pecado original desde sua concepção. Em 1858, a aparição de Nossa Senhora à Santa Bernadette, em Lourdes, confirmou o dogma com a frase “eu sou a Imaculada Conceição”.
A comemoração se espalhou por várias cidades brasileiras e permanece como feriado em sete capitais. Em BH, as festividades ocorrem majoritariamente no Santuário Nossa Senhora da Conceição dos Pobres, na Lagoinha, região Noroeste da capital.
