“Nonnas” é um filme que tem como base fatos reais. Joey Scaravella perde a mãe e em meio ao luto e decide fazer algo inusitado: abrir um restaurante italiano onde quem comanda a cozinha são as avós locais. Isso mesmo. A ideia parece absurda para os amigos, mas Joey acredita que nada representa melhor o sabor da família do que uma comida feita por irmãos que carregam história.
Assim nasce a Enoteca Maria. O início não é fácil. Brigas na cozinha, falta de licença para funcionamento, pouco dinheiro e uma clientela que não vai além dos amigos. E como se não bastasse, os custos quase inviabilizam o sonho.
Mas Joey insiste, busca apoio até de um crítico gastronômico que o recebe com indignação e reencontra Olívia, que é uma antiga paixão da escola. Quando tudo parece desmoronar, ele decide fazer uma última festa, não só para encerrar, fechar, o restaurante, mas para celebrar tudo que ele significou em tão pouco tempo.
“Nonnas” fala de comida, sim, mas fala acima de tudo de saudade, de afeto, de recomeços e da força que só as avós têm de transformar tempero em memória. Toca em assuntos que são interessantes, necessários, mas de maneira bem leve. “Nonnas” está na Netflix.