A 15ª edição do relatório Drinks International Brands Report, que premia todos os anos as marcas de destilados preferidas do público do mundo inteiro traz, de volta ao cenário dos drinks a nossa querida invenção brasileira: a caipirinha.
A cachaça artesanal também vem em boa posição nesse relatório, superando algumas marcas clássicas como a Pitu, por exemplo.
Na lista das dez cachaças mais vendidas no mundo estão, pela ordem: a Leblon, em primeiro lugar, 51 no segundo lugar, seguida pela Abelha em terceiro, marca da Chapada Diamantina que se orgulha em anunciar ser uma cachaça orgânica produzida em sociedade por ingleses e o brasileiro Marcos Vaccaro.
Em quarto lugar está a marca Sagatiba. A quinta posição é ocupada pela Avua, produzida artesanalmente na Fazenda da Quinta, no estado do Rio de Janeiro. A sexta posição é ocupada pela centenária Iguaíra.
Em sétimo e oitavo lugares estão a catarinense Novo Fogo, também orgânica, com destilaria instalada numa reserva da Mata Atlântica e a Capucana, outra destilaria artesanal instalada em três fazendas de Piracicaba, São Paulo. Em nono lugar está então a Pitu e, fechando a lista, vem a Magnífica.