Fui visitar uma pessoa importante na minha vida em um espaço sênior, que é uma releitura do que antes se chamava casa de repouso, ou qualquer outra denominação para uma edificação onde vão as pessoas idosas por escolha própria ou da família. Em primeiro lugar, o espaço sênior jamais poderia ser o que se pensava como casa de repouso.
Repouso é bom, mas lá o objetivo é promover o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos, incentivando o envelhecimento ativo e a participação na sociedade. Porém, o que eu destaco do que eu vi foi o quarto montado com todas as coisas, enfeites, porta-retratos e quadros na parede de quem eu fui visitar.
A sensação é de que ali era um pedaço da casa dela e talvez a casa toda. Eu fiquei pensando como é importante você ter algumas peças na sua casa que te passam um afeto que a memória traz de volta, só de olhar para elas. E eu estou convencida de que não precisa ser algo de extremo bom gosto, tem que ser algo que te toca.
Aliás, essa história de bom gosto e cafoniçes é outro assunto que nós queremos muito abordar aqui no Tendências. Não perca!