Para marcar o encerramento do Mês da Consciência Negra, o Instituto Memória Lélia Gonzalez, em parceria com a prefeitura da capital, vai promover uma programação de debates, exposições e manifestações artísticas em homenagem às escritoras mineiras Lélia Gonzalez e Carolina Maria de Jesus.
O evento “Novembro Negro: Lélia Gonzalez e Carolina Maria de Jesus” ocorre até o dia 30 de novembro, e contará com diversas atrações em BH. A iniciativa também marca o mês de inauguração das esculturas das duas escritoras, instaladas em junho deste ano, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti.
Ao longo da semana, serão realizadas contações de histórias, com a participação de alunos da Rede Municipal de Ensino, junto às esculturas de Lélia Gonzalez e Carolina Maria de Jesus, no Parque Municipal, próximo ao Teatro Francisco Nunes. A Escola Livre de Artes (ELA) – Arena da Cultura recebe a exposição “Projeto Memória Lélia Gonzalez”, que apresenta painéis históricos sobre a vida e a obra da escritora.
A secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, destaca que o enfrentamento ao racismo exige continuidade e esforço coletivo. “Essas iniciativas fortalecem a inclusão, celebram a diversidade e combatem as desigualdades, dando visibilidade às histórias e às contribuições fundamentais de figuras negras, como Lélia Gonzalez e Carolina Maria de Jesus”, diz.
Para Eliane, a participação das crianças nessas atividades é uma maneira simbólica e concreta de conectar a educação com a luta antirracista, estimulando desde cedo o respeito, o reconhecimento e a valorização das raízes culturais.
Programação em BH
O Museu da Moda de Belo Horizonte (MuMo) vai sediar, nos dias 28 e 29 de novembro, a conferência “Roda Memórias” para debater patrimônio cultural imaterial e culturas afro-brasileiras. O encontro terá a participação de importantes figuras do Movimento Negro em Minas Gerais, como Pai Ricardo de Moura, Makota Celinha, Yone Gonzaga, Mara Evaristo, entre outros.
O evento se encerra no sábado (30/11), com o “Tributo à Lélia Gonzalez e Carolina Maria de Jesus”, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. A agenda inclui sarau e apresentações de slam-poesia, além da discotecagem em vinil comandada pelo Baile Black Soul BH.
A programação completa do evento pode ser conferida no site da PBH.