Refletindo sua identididade afro-mineira e sua busca por inovação artística, o cantor e compositor mineiro Leo Guto se aventurou no lançamento de mais um álbum, na última sexta–feira (15/11). “Sem Elaborar” possui 12 faixas inéditas que exploram uma ampla gama de sonoridades e emoções.
O disco nasceu de uma fusão entre elementos tradicionais da música brasileira e as possibilidades da produção contemporânea. Junto com o produtor musical Camilo César, o artista se propôs a criar um repertório que valoriza as raízes do samba enquanto incorpora elementos eletrônicos.
Ao ouvir o projeto, é possível identificar instrumentos acústicos mais tradicionais, como violão de 7 cordas, cavaco, pandeiro e a cuíca. Junto disso, sintetizadores, samples, colagens eletrônicas e beats programados trazem certa contemporaneidade às faixas.
Composição, gravação e participações
Na parte das letras, Leo Guto procurou expressas as emoções humanas de maneira direta e descomplicada, imprimindo suas experiências como artista e indivíduo. Amor, saudade, superação, incertezas da vida e desejo de liberdade emocional são os temas que perpassam “Sem Elaborar”.
O projeto foi gravado entre maio e julho deste ano, no Estúdio Infflame, em Belo Horizonte. Participaram do processo de contribuição sonora músicos mineiros como Gustavo Monteiro, Rogério Gonçalves, Robson Batata, Marcos Tinti, Ney Correa, Marcus Nogueira, Davi Horta e Junior Atiles.
O álbum traz cinco participações especiais. Foram escalados os artistas BarbarAmor, Wagner Vareta, Rojan Gabriel, Flávio Luiz do Carmo e Bntz. O último é um rapper de Sete Lagoas cujo trabalho é acompanhado por Leo, que também mora na mesma cidade. “Como eu tenho muitos elementos de hip-hop, sempre trago isso no meu trabalho, eu quis fazer um convite também para ele participar junto comigo”, disse o cantor à Rádio CDL FM.
“O Wagner Vareta participou com instrumentos característicos da capoeira, os atabaques e o berimbau em duas faixas, que são Batuque e Luta para Vencer. A última participação não é bem um feat, foi um sample que eu fiz da música do Seu Flávio, fiz uma canção em homenagem a ele e usei um sample de Samba sem Porque”.
O álbum está disponível em todas as plataformas digitais. Ouça abaixo: