Semana passada estive no bar Galpão Flor do Campo, no Bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte, participando da Confraria Cervejeira, realizada uma vez por mês. Era a segunda reunião da associação, que pretende levar, a cada mês, uma cervejaria convidada.
Desta vez, foi a Cervejaria Naipe, de Campo Belo, no Sul de Minas, que ganhou duas medalhas de ouro no concurso Brasil Beer Cup. Além das medalhas, a cerveja Belgian Fruit, da Naipe, foi eleita como a melhor cerveja de todo o concurso.
Pois é claro que eu não deixaria de participar dessa degustação das cervejas premiadas, e assim o fiz na reunião da confraria. O que eu posso dizer é que tomei três excelente cervejas: uma cream ale, uma belgian pale ale e a Fruit, de aparência, aroma e sabor excelentes.
Isso me fez perceber que o eixo BH-Nova Lima, que por tanto tempo ditou as regras no cenário cervejeiro mineiro, tem dado sinais de cansaço e de estagnação. Enquanto isso, outras regiões do estado como Sul, Zona da Mata e Norte têm nos brindado com cervejas de altíssima qualidade.
Prestem bastante atenção nas marcas de cervejas mineiras que vêm se destacando nos vários concursos do Brasil e do exterior ultimamente. Você verá que a minha percepção não está errada e, sempre que possível, procure provar uma delas.