No último dia 25, a ABE (Associação Brasileira de Enologia) elegeu o enólogo brasileiro do ano de 2024. O escolhido pelos colegas de profissão foi André Donatti, enólogo chefe da Vinícola Campestre, de Vacaria, no Rio Grande do Sul.
Donatti é o gerente geral e responsável técnico pela vinícola, onde atua há 15 anos. Desde 2004, um profissional da cadeia da uva e do vinho é escolhido por seus pares nesse concurso. Este ano, cerca de 150 profissionais associados votaram em André Donatti, que emplacou um de seus vinhos na lista dos 16 melhores pela Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2024.
Outros seis vinhos criados por Donatti estão entre os 30 mais representativos do Brasil. A escolha do enólogo brasileiro de cada ano passa por três etapas. A primeira, é a votação livre, na qual todos os enólogos participantes da ABE votam.
A segunda etapa é a análise do currículo dos três mais votados; e a terceira, é a escolha feita por um comitê formado pelos enólogos homenageados nos anos anteriores, que elege qual desses três mais se destaca. A homenagem ao profissional do ano sempre coincide com a comemoração do Dia do Enólogo, celebrado em 22 de outubro.