O Brasil tem quase dois milhões de lojas virtuais, movimentando dinheiro e gerando empregos. Com o espaço tão concorrido, pequenas e grandes empresas tentam se destacar online, criando conteúdos e se diversificando. Um dos nomes que está no mercado há mais de 30 anos é a mineira Task Internet, que vem enfrentando todas as mudanças desse universo que é tão maleável.
Para falar sobre a empresa, o Conecta Mente desta segunda–feira (28) recebeu Tales Lacerda, diretor executivo da Task. O empresário contou a história do negócio, além de apontar os desafios para sobreviver e crescer na internet. A empresa surgiu antes do Google e do Facebook, quando “tudo era mato”.
“Nós começamos em 1996, éramos uma empresa de desenvolvimento de software, e um dos aplicativos que a gente queria desenvolver na época precisava fazer comunicaçãoes com outros pontos, e aí nós ficamos sabendo dessa tal internet que estava chegando, chegou no Brasil de 1995 para 1996”, relata Tales.
Personalização do serviço para se destacar
Durante esses 30 anos, a Task foi se adaptando: de provedora de acesso, passou a ser provedora de servidores e serviços mais voltados para empresas. O acesso discado (quem lembra?) ficou com as grandes empresas e, para se diferenciar no mercado, o negócio investiu em personalização do serviço.
“É desafiador. Tem até pesquisas que dizem que levou mil anos para o conhecimento da humanidade dobrar em quantidade, e hoje, essa quantidade de conhecimento dobra a cada seis meses, por exemplo. Não que tudo seja informação útil, mas a quantidade de conteúdo que vai sendo disponibilizado na internet é muito grande”, diz Lacerda sobre os desafios.
Uma outra dificuldade é a possibilidade de várias pessoas conseguirem oferecer o mesmo serviço online. “É o desafio das empresas, principalmente para as pequenas e médias, é tentar se atualizar o mais rápido possível e sempre respeitando o seu orçamento, então tem que ter um estudo muito grande”, explica.
Estudo constante
Para acompanhar as grandes empresas, Tales diz que estuda os clientes constantemente. O empresário deu como exemplo o acesso discado que, ao perceberem que o serviço se tornaria monopólio das companhias telefônicas, a Task buscou pequenas empresas que estavam começando a descobrir o que era internet para ser provedor e instalar sites.
“Nós temos visto e nós fazemos isso o tempo inteiro, que é a utilização de mensageiros instantâneos como o WhatsApp para fazer negócios. Isso gera uma confusão muito grande um risco muito grande também. E a Task então tenta tornar as coisas mais fáceis, principalmente para quem é pequeno”.
Durante o bate–papo, Tales falou sobre presença digital, explicando que é o movimento das empresas estarem disponíveis para o clinete que busca as informações pela internet. “O que antes era um diferencial pras pequenas empresas, ter um site ou ter um e-mail, hoje é obrigação”, afirma.
“Se alguém quer procurar um hotel ou uma passagem para algum lugar e digita lá no mecanismo de busca, os primeiros que aparecerem são aqueles que você vai contar e quem não está ali não existe no mercado. Então qualquer negócio que queira ir para além do seu bairro precisa ter a presença digital”.
Para ele, as redes sociais devem ser vistas como um lugar de interação, ou seja, atender clientes ou divulgar produtos. “O que acontece hoje são muitas pessoas fazendo negócio diretamente por ali. Coloca o produto, a pessoa vai lá na mensagem direta, pergunta e passa o pix, isso é extremamente inseguro”.
Ao longo da conversa, Tales deu mais dicas sobre como uma empresa deve se portar na internet, como presença nas redes sociais e informativos semanais para os clientes, além de outros assuntos dentro do tema. A entrevista na íntegra já está disponível nas nossas plataformas digitais. Ouça abaixo: