O espetáculo “Gaslight: uma relação tóxica”, a última obra teatral de Jô Soares, está em cartaz em BH, até o dia 4 de novembro. A história é baseada no filme homônimo de 1944 sobre abuso psicológico nos relacionamentos afetivos e retrata os abusos praticados por Jack contra sua esposa, Bella.
A peça pode ser conferida no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB BH), de quinta a segunda, às 20h. Os ingressos custam R$30 (inteira) e R$15 (meia), e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou no site do CCBB. A produção tem direção de Maurício Guilherme e elenco formado pelos atores Erica Montanheiro, Gustavo Merighi, Maria Joana, Mila Riberio e Giovani Tozi.
Adaptação de Gaslight para o teatro
A obra Gaslight, originalmente chamada Gas Light, foi escrita pelo dramaturgo britânico Patrick Hamilton em 1938. Ela é um thriller psicológico ambientado em Londres no século XIX, focado em um relacionamento abusivo e manipulador.
Já a peça dirigida por Jô foi montada em 2015, com o intuito de destacar as complexas e sombrias dinâmicas de um relacionamento abusivo, trazendo o termo “gaslighting” ao debate. Para se ter uma ideia, o termo foi eleito a palavra do ano de 2022 pelo dicionário online americano Merriam-Webster. O termo traduz uma forma de abuso psicológico onde as informações são intencionalmente distorcidas para favorecer o abusador.
Nessa adaptação, Jô destacou o abuso emocional e psicológico que caracteriza o “gaslighting”, contribuindo para o entendimento do tema entre o público, ao mesmo tempo em que manteve o suspense e a tensão psicológica característicos da obra original.
Jô Soares trabalhou para fazer com que a peça mantivesse o clima claustrofóbico da história, além de explorar a dependência e a desconfiança que se instauram entre o casal. A personagem principal, Bella, como na versão original, lida com a instabilidade emocional gerada pelo marido manipulador, e a peça conduz o público a testemunhar os efeitos da manipulação em sua vida.
Essa montagem teve grande sucesso no Brasil, especialmente pela habilidade de Jô em trazer uma leitura que mescla tensão, crítica social e reflexão, oferecendo ao público um olhar sensível e ao mesmo tempo assustador sobre os efeitos de uma relação tóxica.
“Gaslight – uma relação tóxica”
Data: Até 04 de novembro
Endereço: Centro Cultural do Banco do Brasil – CCBB BH – Praça da Liberdade, 450, Funcionários – Belo Horizonte
Horário: Sempre às 20h
Ingressos: Disponíveis no site do CCBB BH (clique aqui).