Sabemos que muitos mitos em relação às bebidas são cultivados e propagados ano após ano, mesmo que especialistas de todos os segmentos se esforcem para derrubá-los.
Em relação à cerveja, por mais que eu venha explicando isso nos últimos 15 anos, as pessoas continuam afirmando que as do tipo escuras são mais fortes e encorpadas.
Aliás, no mundo dos vinhos ainda há os que acreditam em outro mito. O de que os vinhos tintos devem sempre ser tomados em temperatura ambiente, não importando em qual ambiente estivermos.
Ainda por cima, no segmento do café muita gente crê que os grãos devem ser extremamente torrados. Uma maneira natural de destacar o amargor.
E mais! Tem quem afirme que bebidas fermentadas não podem ser misturadas com destiladas, porque fazem mal.
São tantos equívocos, tantas crenças não questionadas e chutes que fica difícil desmistificar essas questões.
Ainda assim, como por aqui nossa intenção é falar de gastronomia líquida, da história e desenvolvimento das bebidas ao longo da humanidade, vamos trazer muitos desses mitos, lendas e o contraponto para elas em nossas próximas colunas.
Assim, quem sabe, não aprendamos juntos e tiremos muito melhor proveito do que estiver em nossos copos? Sem perder tempo com “os mitos”!