24/05/2024
Redação: Kellen Lanna
Imagem: Divulgação
Para celebrar o centenário de nascimento do escritor mineiro Fernando Sabino, a Crivo Editorial lança neste sábado (25), a coleção em quadrinhos de “O menino no espelho”, com sessão de autógrafo dos quadrinistas João Belo, Clara Pernambuco e Hill Rocha, responsáveis pela ilustração dos três primeiros volumes da coleção. A estreia da obra dedicada ao público infantojuvenil acontece durante à 12ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos – FIQ BH – às 15h, no Minascentro, em Belo Horizonte.
O projeto homenageia a produção original e autobiográfica de Sabino de 1982. A coleção tem ao todo 12 volumes e foi ilustrada por 12 quadrinistas diferentes. Segundo a editora, cada volume é uma história completa e traz o próprio estilo e interpretação de cada artista sobre as aventuras e travessuras de Fernando, um garoto cheio de imaginação e curiosidade. As histórias trazem ainda o encantamento e a atemporalidade da infância, com um toque humorístico, característico da narrativa original.
Para os quadrinistas envolvidos, esta foi uma oportunidade única de celebrar a cultura e a arte, como expressa João Belo, que ilustrou o volume 1 da obra, “O menino e o homem”. “Adaptar a obra de Fernando Sabino em quadrinhos é uma celebração à produção artística e cultural. Um clássico da literatura que ainda não havia flertado com os quadrinhos, uma linguagem tão bem representada por grandes artistas conterrâneos de Sabino. O texto de “O Menino no Espelho” é imagético e dinâmico e, alinhado à linguagem das histórias em quadrinhos, tem grande potencial para levar a obra a novos leitores e trazer novos sabores aos já habituados à leitura do grande autor”, comenta o quadrinista.
Hill Rocha, responsável pela ilustração do volume 3, “O canivetinho vermelho”, comenta que se divertiu durante a ilustração da obra. “Foi uma experiência nova e muito interessante. Trazer algo para uma linguagem atual e diferente sem perder a originalidade é um desafio muito prazeroso, uma vez que é uma obra que tantas pessoas conhecem e admiram. Conciliar os formatos crônica-quadrinho, além de divertido, possibilita a história alcançar novos públicos”, ainda o ilustrador.
Clara Pernambuco, outra quadrinista colaboradora, compartilhou sua inspiração para ilustrar a “Galinha ao molho pardo”, segundo volume da obra, se recordando das experiências vividas quando criança. “Eu me baseei muito em memórias da minha infância na casa da minha avó, e eu inclusive menciono nos extras do livro que parte do design do cenário foi baseada na casa da minha avó aqui em Belo Horizonte, que é bem dessa época”, relembra Clara.
Esta coleção é uma oportunidade não só de introduzir a obra de Fernando Sabino a uma nova geração de leitores, mas também oferecerá uma oportunidade para que os fãs revisitarem essa história de uma maneira completamente nova. “Embora a obra de Fernando Sabino já tenha sido levada anteriormente para o cinema, essa é a primeira vez que ela é trazida para os leitores na forma de quadrinhos. Como em toda adaptação, a obra original se transforma e ganha novos sentidos, novos públicos, e novas possibilidades ao mesclar cada capítulo do livro ‘O Menino no Espelho’ ao olhar de cada quadrinista para a história contada. Com essa adaptação para os quadrinhos, principalmente com sua elaboração voltada especialmente para o público infanto-juvenil, temos a possibilidade de uma primeira introdução da obra para novos leitores e uma oportunidade de revisitar o livro para quem já o conhecia”, comenta Clara.
Confira a programação completa do FIQ BQ, CLICANDO AQUI.