19/09/23
Redação: Júnior de Castro
Imagem: Divulgação (Filme Tia Virgínia com direção Fabio Meira)
Entre os dias 26 de setembro a 1º de outubro a capital mineira recebe a 17ª edição da CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte. Pelo segundo ano consecutivo, o evento se dedica à produção do nosso continente, em diálogo direto com realizadores locais e em sintonia com as coproduções internacionais – que estão no centro do 14o Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting, encontro de coprodução internacional que acontece no mesmo período.
Serão seis dias com atividades gratuitas, numa temporada audiovisual de formação, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro em intercâmbio com outros países, outras artes e com a cidade.
Um total de 8 espaços de Belo Horizonte vão ser ocupados: Cine Theatro Brasil Vallourec, Fundação Clóvis Salgado, salas de cinema do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Sesc Palladium, Cine Santa Tereza, Teatro Sesiminas e Praça da Liberdade. Cada ambiente terá um perfil de atividade e de exibições, com encontros, bate-papos, negociações e um cartela de mais de 90 filmes em pré-estreias e mostras temáticas, entre curtas, médias e longas-metragens.
A sessão de abertura ocorre no dia 26 de setembro, às 20h, no Cine Theatro Brasil Vallourec, com a pré-estreia da ficção “Zé”, mais novo longa-metragem do mineiro Rafael Conde. O diretor e também a atriz e diretora Yara de Novaes são os homenageados dessa edição e receberão o Troféu Horizonte por suas trajetórias.
Site oficial do evento: cinebh.com.br