14/08/23
Redação: João Henrique do Vale/ Rede 98
Imagem: Divulgação / PBH
Mais uma gratuidade no transporte público foi regulamentada pela Prefeitura de Belo Horizonte. Dessa vez, mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e apresentem vulnerabilidade econômica ou social e residam na capital terão direito ao benefício. A identificação de quem terá acesso ao benefício será feita pelos diversos serviços municipais, em especial os da rede de atendimento à mulher em situações de violência.
Quem ainda não é acompanhada pela rede municipal de atendimento pode solicitar diretamente o benefício pelo portal apresentando medida protetiva válida ou registro de ocorrência a partir da data da lei.
Conforme o decreto, o benefício terá validade de até seis meses, podendo ser renovado. Os créditos disponibilizados no Cartão BHBus serão utilizados na ida e vinda da beneficiária no percurso entre a residência dela e as instituições que compõem a rede de serviços de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar do município, durante o período de acompanhamento.
Outras gratuidades
Já foram regulamentadas pela Prefeitura outras gratuidades. Como o passe integral para estudantes que já possuíam o meio-passe estudantil. E também o Vale-Transporte Saúde, gratuidade concedida aos residentes da cidade, prioritariamente pacientes oncológicos, e acompanhantes, se necessário, que precisam se deslocar para consultas e procedimentos médicos.