Os metroviários de Belo Horizonte e Contagem vão cumprir a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/MG) de escala mínima em horários de pico. A decisão foi tomada em assembleia da categoria realizada nesta sexta-feira. Na segunda-feira, os trabalhadores terão uma audiência de conciliação.
De acordo com Romeu Machado, presidente do Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro/MG), a escala mínima não pode iniciar nesta sexta-feira devido a questões operacionais.
“Fomos notificados da decisão da Justiça somente no fim da manhã de ontem. Por isso convocamos essa assembleia para definir os rumos do movimento. Foi deliberado que a categoria vai cumprir a decisão liminar a partir de 0h de sábado, por questões operacionais”, comentou.
Nea terça-feira, o TRT/MG concedeu uma liminar a CBTU determinando que os metroviários mantenham o funcionamento do metrô de BH. A decisão garante a operação integral do metrô no horário de pico, com 100% das composições operando nos intervalos mencionados. Em caso de descumprimento, a multa ficou definida em R$ 30 mil por dia.
Paralisação
A greve dos metroviários entra no segundo dia nesta sexta-feira em Belo Horizonte e Contagem. Todas as 19 estações do metrô estão fechadas. Segundo o presidente do Sindimetro, a paralisação vai seguir até terça-feira.
“Na segunda-feira, temos uma reunião de conciliação no TRT. Na terça-feira, temos uma assembleia marcada para levar o resultado para a categoria”, disse Romeu Machado.