O Instituto Butantan anunciou na manhã desta sexta-feira (26) a criação da Butanvac, nova candidata a vacina contra a Covid-19. O Instituto afirmou que pedirá autorização a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda hoje para iniciar os testes clínicos em voluntários.
Caso a Anvisa autorize, os testes podem começar a ser realizados em abril. A fabricação do imunizante começa em maio, e 40 milhões de doses estarão disponíveis a partir de julho, porém dependem do aval da Anvisa para serem usadas.
Esta nova vacina já leva em consideração a variante brasileira da doença, a P1. O esperado é que este imunizante produza uma resposta imune maior que as vacinas atuais.
Segundo diretor do Butantan a vacina foi enviada para outros países na fase pré-clínica e os testes realizados em animais na Índia apontaram resultados excelentes. Porém, nenhum detalhe dos estudos foi apresentado durante a coletiva de imprensa. O Instituto também não destacou quem será o público-alvo dos testes clínicos realizados no Brasil caso a Anvisa aprove.