A melhor data em vendas do primeiro semestre, o Dia das Mães, promete dar um novo impulso à economia da capital mineira. De acordo com a expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
(CDL/BH), as vendas para a data devem injetar R$ 2,11 bilhões na economia no mês de maio, um crescimento de 1,33% em relação ao mesmo período do ano passado.
“A pesquisa nos mostrou que sete em cada dez lojistas (71,6%) acreditam que as vendas deste ano serão melhores que as de 2021. Isso revela que, apesar do ambiente inflacionário, os comerciantes estão otimistas para a data que, tradicionalmente, é o segundo Natal do comércio. Certamente as vendas de maio farão com que o setor inicie o segundo semestre com mais fôlego”, destaca o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Para atender ao aumento do volume de vendas, 54,4% dos entrevistados afirmaram que aumentaram o estoque; 29,3% mantiveram o mesmo patamar do ano passado e 16,3% reduziram as compras em 2022.
Roupas lideram as vendas na visão dos lojistas
Na perspectiva dos lojistas, o pódio dos presentes será composto por roupas (28,5%); acessórios (14,6%) e calçados (11,3%). Também aparecem na lista itens como: bolsas, malas e mochilas (8,8%); produtos de cama, mesa e banho (8,4%); hidratantes (7,9%); artigos de decoração (7,5%) e perfumes (7,5%).
Tíquete médio
De acordo com o levantamento, os consumidores devem investir R$ 234 em presentes. Os empresários entrevistados projetam que os consumidores comprem, em média, dois presentes, investindo um valor médio de R$ 117 por item. Se no quesito vendas o vestuário ocupa o primeiro lugar, o mesmo não vale em relação ao tíquete médio, onde ele figura na terceira posição com valor estimado de R$ 119,85. Em contrapartida, os calçados garantem a primeira colocação com tíquete médio de R$ 177,78 e os acessórios marcam R$ 150,74.
Pagamento à vista
Os lojistas acreditam que a maior parte dos consumidores, 55,4%, irá pagar as compras
à vista. Sendo que essa porcentagem está dividida da seguinte maneira:
- À vista no cartão de crédito: 32,6%
- PIX: 10,7%
- Cartão de débito: 9,9%
- Dinheiro: 1,3%
- Boleto: 0,9%
Em relação aos consumidores que irão adotar os pagamentos via cartão de crédito parcelado (44,2%), os empresários acreditam que irão optar por parcelamento em até cinco vezes.
“O consumidor assumiu uma postura mais cautelosa em relação ao consumo desde o início da pandemia e, sempre que possível, opta pelo pagamento à vista para evitar possíveis endividamentos. Por isso, aconselhamos que os lojistas disponibilizem múltiplas opções de pagamento e, se puderem, ofertem condições especiais para
quem optar por pagar à vista, assim o dinheiro entra mais rápido em caixa”, alerta Souza e Silva.
Foco nas redes sociais
Atentos ao poder e ao alcance das redes sociais, os comerciantes afirmam que irão utilizar as ferramentas digitais para divulgar os produtos e alavancar as vendas da temporada. O Instagram, por exemplo, será utilizado por 74,1% dos lojistas. O Whatsapp aparece em seguida, com 43,9%. Cartazes e vitrines aparecem em terceiro
lugar, com 30,5%.
“O lojista entendeu que não é mais possível utilizar somente um canal de vendas. A internet, em especial o Instagram, é uma força que não pode ser ignorada. Prova disso é uma pesquisa feita no país em fevereiro deste ano, pela Opinion Box, que mostrou que 82% dos usuários da plataforma seguem marcas e 58% já compraram algum
produto ou serviço que descobriram na rede”, enfatiza o presidente da CDL/BH
Dentre as estratégias que serão adotadas pelos lojistas para a data, destacam-se:
- Divulgação dos produtos: 71,5%
- Decoração da loja: 45,6%
- Descontos: 15,1%
- Promoções: 13,4%
- Atendimento diferenciado: 10,5%
- Variedade de produtos: 10,5%