O Conecta Mente dessa segunda–feira (2/6) conversou com o especialista em marketing de influência da Viral Nation, Fábio Gonçalves. Ele detalhou as operações da agência com influenciadores e marcas, além de abordar o impacto da internet nos resultados das empresas.
Com o crescimento da televisão e do rádio, as mídias de massa causavam um grande impacto no consumo. A internet surgiu personalizando interesses e conectando as pessoas com influenciadores diferentes, criando identificação. Isso gerou resultados positivos nas vendas das empresas e na força das marcas.
Uma das empresas que trabalham diretamente com o mercado de influenciadores e marcas é a Viral Nation, cujo crescimento é significativo ao redor do mundo. Fábio contou a história da agência, que está no mercado há aproximadamente 10 anos.
“Eu entrei para fazer parte dela há seis anos, a empresa ainda era uma startup. Quando ela começou, os ‘co–founders’ tinham o interesse em trabalhar com essa parte de influenciador, mas na área de esportes, eles eram muito conectados com o hóquei na região, que é muito comum aqui no Canadá”, explicou Gonçalves.
À medida que a Viral Nation fechava contratos com os influenciadores e sentia a demanda do mercado, a agência começou a ter um crescimento orgânico. “Eles gostavam do trabalho e falavam, ‘pô, mas então, você não quer fazer uma campanha maior, trazer outros influenciadores?'”.
“Hoje, a gente está bem forte no mercado de influenciador no Brasil, Estados Unidos, Canadá e um pouco na região da Europa também”, afirmou o especialista em marketing.
Captação e agenciamento de influenciadores
Fábio também contou como funciona o trabalho com influencers e marcas na empresa, que passa pela captação de ambos e agenciamento de carreira. “A gente gerencia a carreira dos influenciadores, dando todo o auxílio em como transformá-los numa marca, como conectar ele para fazer campanhas”.
“Sempre que a Viral fecha uma campanha com uma marca, ela prioriza os próprios influenciadores, e vice–versa. Hoje, a gente tem um time que trabalha 24/7 praticamente, procurando influenciadores. Eles ficam consumindo conteúdo, verificam o que nós como time precisamos, em qual vertical, qual o tamanho desse influenciador”.
Segundo Gonçalves, quando um influenciador entra para o casting da Viral Nation, a empresa passa a trabalhar de forma ativa para encontrar marcas para ele. O processo começa a partir de um longo bate–papo com o influencer, para entender quais são os desejos dele, marcas que ele gosta e sonhos.
Viral Nation no Brasil
O especialista em marketing contou que o processo de levar a empresa para o Brasil surgiu a partir do influenciador digital Júlio Cocielo, durante uma campanha em Dubai. “Eu conversei com ele, e ele falou que estava pesquisando novas agências, querendo saber, e eu trouxe isso para o meu diretor”, relembrou.
“Resumindo, estava indo para o Brasil, conversei com o Júlio, trouxe ele para o Canadá e a gente assinou exclusivamente. Ele virou parte do cast e, a partir daí, a viral começou a enxergar o mercado do Brasil de uma forma mais forte”, relatou.
Fábio disse que a transparência da Viral Nation é o diferencial da empresa no mercado brasileiro. “É algo que, infelizmente no Brasil nem todos estão acostumados, que é o que está no contrato, o que vai ser feito. Os influenciadores têm acesso aos contratos, aos valores, sabem o que está sendo fechado”.
“É tudo muito transparente, então isso ajudou o nosso crescimento no Brasil. Muitas pessoas estavam cansadas de pessoas levando vantagem, porque, querendo ou não, é um mercado que ainda não é 100% regulamentado, a gente não tem preços, não tem um contrato de trabalho, e a Viral começou a trazer isso”.
Gonçalves também falou sobre a mensuração de resultados das campanhas feitas na internet com o uso de relatórios das plataformas. Além disso, abordou os cuidados na contratação de influenciadores, citando o que deve ser observado. O episódio completo está disponível no nosso Spotify e no canal de YouTube da CDL FM. Acompanhe trechos da conversa nas redes sociais.