Vera Holtz retorna a BH para encenar o espetáculo “Ficções”, nos dias 20, 21 e 22 de junho, no Sesc Palladium, no Centro da capital mineira. A peça está em nova turnê após fazer notável sucesso pelo Brasil, tendo sido vista por mais de 130 mil espectadores em cerca de 300 apresentações.
“Ficções” foi escrito e dirigido por Rodrigo Portella, que teve como ponto de partida o livro “Sapiens – uma breve história da humanidade”, de Yuval Noah Harari. O espetáculo é aclamado pela crítica, recebeu 22 indicações e venceu o prêmios Shell (melhor atriz para Holtz) e APTR.
Após percorrer 43 cidades, o espetáculo “Ficções” volta a BH para sessões nos dias 20 e 21 de junho, às 20h, e no dia 22 de junho, às 18h. Os ingressos custam a partir de R$ 21 (ingresso popular meia–entrada) e estão disponíveis neste link. A classificação indicativa da peça é de 12 anos.
Viagem sobre a trajetória do Homo Sapiens
O espetáculo “Ficções” conduz os espectadores em uma bem–humorada viagem sobre a trajetória do Homo Sapiens. Vera Holtz se desdobra em personagens do livro e em outras criadas por Portella, canta, improvisa, cria diálogos com Harari, brinca, instiga a plateia e interage com o multi–instrumentista Federico Puppi.
Em outros momentos da montagem, Vera Holtz encarna a narradora e, às vezes, é a própria atriz falando. “Eu gosto muito desse recorte que o Rodrigo fez, de poder criar e descriar, de trabalhar com o imaginário da plateia”, disse a artista. “O desafio é essa ciranda de personagens, que vai provocando, atiçando o espectador”.
Juntos, Puppi e Holtz envolvem o público em uma profunda reflexão sobre as ficções que moldam nossa realidade e a evolução da espécie humana, levando o público ao riso e à emoção. “É um espetáculo íntimo, quem for lá vai se conectar com a Vera, ela está muito próxima, tem uma relação muito direta com o espectador”, disse Rodrigo Portella.
Espetáculo é desdobramento das ideias do livro
Segundo o diretor do espetáculo, ele não é uma adaptação literal do livro, e sim um desdobramento das ideias de Yuval. “É um diálogo com a obra, um jogo teatral, em que o espectador é convidado a construir a narrativa junto com a gente”.
Após ser instigado pelas questões apresentadas no livro e pela analogia com as artes cênicas, Portella criou um jogo teatral em que, a todo momento, o público é lembrado sobre a ficção ali encenada. “Um dos principais objetivos é explorar o sentido de ficção em diversas direções”, afirmou o diretor.
Ao receber o convite para escrever e dirigir “Ficções”, Rodrigo imaginou que iria pegar pedaços do livro para transformar em uma peça de teatro. ““Ao começar a ler, entendi que não era isso. Era preciso construir uma dramaturgia original a partir das premissas do Harari que seriam interessantes para o espetáculo”.
“Eu queria fazer uma peça que fosse espatifada, não é aquela montagem que é uma história, que pega na mão do espectador e o leva no caminho da fábula. Quis ir por um caminho onde o espectador é convidado, provocado a construir essa peça com a gente”, acrescentou.
Espetáculo ‘Ficções’ com Vera Holtz em BH
Data e horários: 20 e 21/6, às 20h; 22/6, às 18h
Local: Teatro Sesc Palladium | Avenida Augusto de Lima, 420 – Centro
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/102005/d/296214