A Nuvemshop, plataforma de e-commerce fundada na Argentina em 2011, publicou uma pesquisa que aponta o TOP 5 das redes sociais mais usadas pelos empreendedores no varejo online do Brasil: Instagram, WhatsApp, Facebook, TikTok e Youtube.
As vitrines do varejo online são utilizadas pelos pequenos e médios negócios para colocar seus produtos e serviços em evidência nas redes sociais e favorecer o canal de contato direto com o consumidor. Dados da NuvemCommerce mostram que 97% dos lojistas estão ativos em pelo menos uma das plataformas digitais e aproximadamente 50% dos empreendedores já utilizam as redes sociais como local de vendas diretas. O destaque vai para o Instagram, sendo utilizada por 95% dos respondentes para criar conteúdo e divulgar a marca junto aos seus clientes.
Em relação à utilização das plataformas digitais, o segundo lugar é ocupado pelo WhatsApp, com canais de transmissão de descontos e novidades. O Facebook aparece em terceiro lugar e ainda possui muita relevância em virtude da sua central de anúncios de grande alcance e pelo alto envolvimento do público com contas comerciais. Ambas as plataformas são usadas por 59% dos empreendedores do país. O TikTok, que recentemente anunciou a chegada do TikTok Shop ao Brasil, ocupa o quarto lugar do ranking e está em ascensão, sendo utilizado por cerca de 35% dos empreendedores. O diferencial do TikTok está no impacto da natureza do aplicativo de ditar tendências pessoais e estar muito presente no ecossistema das novas gerações. Com a chegada do TikTok Shop, a aderência à plataforma deve aumentar consideravelmente, pois a facilidade e experiência do usuário podem gerar crescimento considerado na taxa de vendas. Em quinto lugar na pesquisa apareceu o YouTube, sendo utilizado por aproximadamente 15% dos negócios.
Quando o assunto é a divulgação de marca e aumento de vendas nas redes sociais, além de produção de conteúdo próprio, os comerciantes também apostam nas parcerias com os influenciadores. Essa estratégia visa alcançar um público específico e engajado, aproveitando a influência e credibilidade do influenciador junto à sua audiência. A principal escolha daqueles que atuam com influenciadores é a permuta, onde 20% dos entrevistados envia produtos da loja virtual em troca de divulgação. Existem outras formas de realizar esses acordos, como contratação de influenciadores UGC (User Generated Content), ou seja, o conteúdo é gerado por usuários que são pessoas comuns reconhecidos pela sua autenticidade e capacidade de promover confiança naquilo que está apresentando sobre um determinado produto ou serviço.
