O Tiny Desk Concert, projeto de apresentações intimistas da rádio NPR, vai ganhar uma versão brasileira neste mês. O Brasil será o terceiro país do mundo a ter uma versão própria, depois do Japão e da Coreia do Sul. Enquanto as gravações não começam por aqui, relembre brasileiros que já participaram do Tiny Desk internacional.
Milton Nascimento Tiny Desk
O cantor recebeu o Tiny Desk em casa, no Rio de Janeiro, em 2024. Nascimento cantou junto com Esperanza Spalding, apresentando algumas músicas do álbum gravado com a jazzista, “Milton + Esperanza”. O show foi anunciado como o único que eles fariam juntos do disco.
Liniker Tiny Desk
A cantora se apresentou no projeto quando ainda fazia parte da banda Liniker e os Caramelows, em 2019. O grupo apresentou três músicas: “Remonta”, “Tua” e “Calmô”, com mudanças nos arranjos, voltando as canções para o jazz e o soul.
Seu Jorge Tiny Desk
O cantor pavimentou a apresentação de brasileiros no Tiny Desk. Sua apresentação foi gravada em 2010, com performances das músicas “Cirandar”, “Saudosa Bahia”, “Everybody Loves The Sunshine” e “Pai João”, ao lado da banda Almaz. Como os shows eram disponibilizados on-line somente no site da NPR, a apresentação do artista só foi liberada no YouTube em 2020.
Rodrigo Amarante Tiny Desk
O ex–integrante do Los Hermanos tocou quatro músicas, divulgando seu primeiro disco solo, “Cavalo”, em 2014. Amarante apresentou “The Ribbon”, “Mon Nom”, “I’m Ready” e “Nada Em Vão”, com seu pequeno violão Harmony dos anos 1930, carinhosamente conhecido como “Butter”.
Bebel Gilberto Tiny Desk
A cantora participou da programação especial da NPR pelo mês da herança latina. A apresentação de Bebel foi gravada na própria casa dela, na edição “Tiny Desk (Home), no Rio de Janeiro. Além da performance de qualidade, a visão fica completa com a vista para o Pão de Açúcar da residência da artista.
Luedji Luna Tiny Desk
Também no formato Tiny Desk (Home), a cantora fez sua performance em 2021, em um evento de abertura do festival Afropunk de Nova York. A celebração deu destaque aos talentos da música afro–latina e afro–caribenha do mundo todo. A apresentação de Luna foi gravada em sua cidade natal, Salvador (BA).
Outros artistas brasileiros como Luisa Maita, Fabiano do Nascimento e Danilo Brito já participaram do Tiny Desk. O projeto deu luz a talentos como o duo argentino Ca7riel & Paco Amoroso, que estouraram mundialmente após participarem da semana especial de música latina da NPR, El Tiny.
Em território nacional, as gravações ocorrerão no escritório do Google, em São Paulo. A Anonymous Content Brazil e o YouTube Brasil estão por conta da curadoria, que terá aprovação final da NPR. O Brasil é o segundo país que mais consome o Tiny Desk.