Morreu nesta segunda–feira (24/11), aos 81 anos, o cantor jamaicano Jimmy Cliff, um dos nomes mais importantes da história do reaggae e referência mundial no gênero. A obra musical do artista seguirá inspirando gerações ao longo do tempo. Abaixo, relembre os cinco maiores sucessos da discografia do cantor.
‘I Can See Clearly Now’
Escrita e gravada pelo estadunidense Johnny Nash, a canção que fala sobgre superação foi regravada por Cliff, em 1993, para a trilha sonora do longa–metragem “Jamaica abaixo de Zero”. A faixa alcançou a posição #18 na Billboard Hot 100 dos Estados Unidos, ficando 25 semanas na parada. No Spotify, a música é a primeira entre as mais populares de Jimmy, com mais de 220 milhões de reproduções.
‘Wonderful World, Beautiful People’
Considerada uma das portas de entrada de Jimmy Cliff para a carreira internacional, a música abriu os caminhos do reggae para além da Jamaica, alcançou a 25ª posição na Billboard Hot 100 e tornou–se top 10 no Reino Unido. A canção foi lançada em 1969, com produção de Leslie Kong. A letra, escrita pelo cantor, fala sobre esperança e união no mundo.
‘You Can Get It If You Really Want’
Outra música escrita pelo artista e que tornou–se sucesso em 1970, ficando marcada como um hino de motivação e determinação. A faixa é trilha sonora do filme “Balada Sangrenta”, de 1972, que tem o próprio Cliff no elenco. “You Can Get It If You Really Want” atingiu o segundo lugar das paradas britânicas e, atualmente, acumula mais de 100 milhões de streamings.
‘Vietnam’
Lançada em 1970, “Vietnam” é considerada uma música de protesto, em que Jimmy aborda os conflitos humanos da Guerra do Vietnã pela ótica de um soldado cheio de falsas esperanças de sobrevivência. Bob Dylan chegou a eleger a canção como a “melhor música de protesto de todos os tempos”. Larry Fallon, John Kelly e Leslie Kong assinam a produção da faixa.
‘Come Into My Life’
A música é single de um dos principais discos do cantor, autointitulado e lançado em 1969. A canção ficou três semanas entre as mais ouvidas na Billboard Hot 100, e seu sucesso impulsionou o álbum, que ganhou distribuição internacional (o primeiro de Jimmy Cliff a alcançar tal feito). “Come Into My Life” também foi produzida por Leslie Kong, John Kelly e Larry Fallon.
Jimmy Cliff morre aos 81 anos
A informação sobre a morte de Jimmy Cliff foi divulgada pelo perfil oficial do artista no Instagram, por meio de nota assinada pela esposa, Latifa, e pelos filhos. De acordo com o comunicado, o cantor sofreu uma convulsão, seguida de pneumonia, e não resistiu às complicações.
Em texto publicado nas redes sociais, Latifa escreveu: “É com profunda tristeza que compartilho que meu marido, Jimmy Cliff, partiu em decorrência de uma convulsão seguida de pneumonia. Sou grata à sua família, amigos, colegas artistas e de trabalho que caminharam com ele ao longo de sua trajetória”.
“A todos os fãs ao redor do mundo, saibam que o apoio de vocês foi a sua força durante toda a carreira. Ele realmente apreciava cada um dos fãs por seu amor. Também gostaria de agradecer ao Dr. Couceyro e a toda a equipe médica, que foram extremamente solidários e prestativos durante este processo tão difícil”.
