Cylas Paulo Silva, mais conhecido como Dom Cylesio, está prestes a completar 82 anos. Para celebrar a data em grande estilo, o artista vai expor algumas de suas criações nas cidades de Ibirité e Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A arte de Dom Cylesio é caracterizada por uma técnica que revela o poder da perspectiva. Quando a tela pintada por ele está em determinada posição, o que se lê é uma palavra ou expressão. Ao girar a tela, outra palavra se forma.
Os traços do artista já se espalharam pelo mundo, estando em coleções de moradores de Contagem, sul de Minas, Alemanha, Estados Unidos, Itália, Rio de Janeiro, Santos, São Paulo e várias outras cidades.
Morador de Contagem desde o início da década de 1980, Dom Cylesio sempre mostrou desenvoltura com arte em suas diversas manifestações, como escultura, desenho e pintura.
Recuperado de infartos seguidos, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e uma síncope, Dom Cylesio voltou ao mundo da arte após duas paradas obrigatórias: uma para cuidar da família e outra, para ser cuidado por ela.
Atualmente, junto à esposa, Leninha, e às filhas, Mima Oliveira e Jack Ventura, ele voltou a participar de obras, opinando, criando e corrigindo. A exposição do artista foi selecionada em primeiro lugar no edital Aldir Blanc.
Ela vai começar em 12 de maio, a partir das 15h30, na Fundação Helena Antipoff, em Ibirité, onde ficará até 17 de junho. Ela também ocorrerá no Big Shopping, em Contagem, entre 6 de agosto e 7 de setembro.