Você já parou para pensar que a gente foi criado para ser feliz? Todo mundo quer ser feliz, claro, mas às vezes nem sabe direito o que isso significa. E aí, mesmo quando está feliz, fica procurando uma felicidade ainda maior, como se a que tem não fosse suficiente. Tem uma frase do poeta francês Jacques Prévert que me marcou muito.
Ele disse: “Reconheci a felicidade pelo barulho que ela fez ao sair”. Forte, né? É tipo quando a gente só percebe que era feliz depois que perdeu. Como naqueles programas de TV em que o apresentador pergunta: “Você quer sair com o prêmio ou vai arriscar mais um pouquinho”? E a gente vai querendo mais e mais e mais.
Claro que tudo tem contexto, mas muitas vezes a gente deixa de viver o agora, de aproveitar a felicidade que já tem, só porque está sempre sempre buscando algo maior, como se nunca fosse o bastante. E olha essa outra frase do também francês Jules Renard: “Se fosse construída a casa da felicidade, o maior cômodo seria a sala de espera”. Ou seja, a gente vive esperando a felicidade chegar, quando na verdade ela já pode estar do seu lado.