O Conecta Mente dessa segunda–feira (9/6) discutiu sobre o programa Sebraetec, iniciativa que oferece consultorias especializadas para micro e pequenas empresas. Daniel Viana, analista técnico do Sebrae-MG discutiu sobre os benefícios do programa, como a Trilha Mais Performance e o Mídias Digitais 360. O episódio também anunciou um benefício para os associados da CDL-BH.
Viana explicou que o Sebraetec é uma solução de inovação e produtividade que oferece a possibilidade de subsídio de até 70% do custo das consultorias. O programa contempla as áreas de design, desenvolvimento tecnológico, produção e qualidade e sustentabilidade.
Uma das soluções oferecidas pelo Sebraetc é a Trilha Mais Performance. A partir de pesquisas, o programa entendeu que uma das principais demandas das micro e pequenas empresas é atuar no digital. “E um dos maiores desafios no digital é lidar com a ferramenta de tráfego pago”, afirmou Daniel.
“A gente sabe que é uma dificuldade, é uma ferramenta complexa e, como exige um investimento do empresário para pagar o tráfego, é importante que ele faça isso com a maior qualidade possível para que ele não perca esse investimento”, explica o analista.
Soluções para redes sociais
Nesse sentido, a trilha oferece três soluções para ajudar os empreendedores na organização das redes sociais, passando pelo funil de vendas, tráfego pago e pela campanha do Google Meu Negócio. As consultorias duram cerca de 12 horas e custam R$ 1.320. Com o desconto oferecido pelo Sebrae, o valor pode chegar até R$ 390.
“Nós começamos com esse primeiro módulo, que é para organizar a casa, vamos dizer assim. A gente prepara toda a rede social do empresário, estrutura o funil de vendas para que, na hora que ele fizer uma campanha, esteja tudo organizado e o empreendedor consiga atender esse cliente com qualidade”, conta Viana.
Daniel explicou que o segundo módulo consiste em realizar uma campanha dentro das mídias da Meta, como Facebook, Instagram e WhatsApp. “A gente vai ter ali um primeiro encontro coletivo entre as empresas que estão participando, o consultor vai passar todas as instruções de como é feito”.
“A partir disso, o empreendedor vai ter três encontros individuais com esse consultor para poder estruturar a campanha, definir as métricas que serão trabalhadas e fazer a campanha em si”. O analista técnico destacou que os participantes devem desembolsar um valor extra para a ativação. O Sebraetec sugere entre R$ 150 e R$ 400.
Para Viana, o diferencial do programa é a oportunidade de aplicar os conhecimentos junto com um consultor. “Esse investimento que o empresário vai fazer no tráfego pago será revertido para ele, com certeza, em clientes, em leads que poderão ser usados futuramente”, pontuou Daniel.
“Sem contar todo o conhecimento que vai ser gerado durante esse processo, em que o participante estará estruturando ali uma campanha junto com um especialista nessa área. O objetivo final é que o empreendedor possa continuar fazendo isso de forma mais autônoma na empresa dele”, completou.
Associados da CDL ganham consultorias
O analista também trouxe uma novidade: os associados da CDL terão acesso a algumas soluções gratuitas do Sebraetec. Um dos destaques é a Transforme Sua Loja, em que um consultor fará o diagnóstico de três importantes áreas de qualquer empreendimento para identificar oportunidades e melhorias.
“Ele vai avaliar ali o seu atendimento, seu espaço, como seu cliente está sendo recebido, e também a parte de gestão do seu negócio”, explicou Viana. “A partir disso, ele vai fazer um diagnóstico completo para a gente do Sebrae, e nós vamos acompanhar um plano de ação que será implementado na sua empresa durante mais um mês”.
Uma outra consultoria gratuita para os associados é a de identidade visual com logo e manual de marca. “A comunicação visual é o primeiro contato do seu cliente com a sua marca, ela vai ser a diretriz para o seu relacionamento com aquele cliente”, destacou Daniel.
“Nós temos esse trabalho em duas versões: na primeira, a gente vai fazer a identidade visual, o manual da logo. A outra versão é mais voltada para os negócios de alimentação, então complementamos a identidade visual criando o seu rótulo e a sua embalagem”, detalhou.
Ainda no episódio, o analista técnico contou quais são as outras consultorias gratuitas disponíveis para os associados da CDL-BH, como cliente oculto, cardápio digital e mídias digitais 360. O episódio completo está disponível no nosso Spotify e no canal de YouTube da CDL FM. Acompanhe trechos da conversa nas redes sociais.