Belo Horizonte é conhecida como a “capital dos bares” e não é à toa: são mais de 12 estabelecimentos do tipo por metro quadrado. Para valorizar a história dos botecos da capital mineira, o Sebrae Minas, junto com a Belotur, promove a iniciativa Bares com Alma. O técnico do Sebrae MG, Renato Lanna é o convidado desta segunda–feira (9) no Conecta Mente para falar sobre a iniciativa.
“O Bares com Alma nada mais é do que um inventário cultural de bares antigos e tradicionais que representam toda a história da gastronomia da cidade. Então, a gente fez um mapeamento na cidade, em todas as regionais e começamos a mapear os bares antigos, e a principal referência como critério é ter mais de 30 anos”, explicou o técnico.
Segundo Lanna, o comitê do programa também estabeleceu outros critérios, como gestão familiar, estrutura, cardápio e história preservados. O programa, que é realizado por meio do Prepara Gastronomia, possui o cuidado, também, de auxiliar os donos dos bares em seus processos de gestão e prestação de serviços.
“A gente entrou com a consultoria do cliente oculto, que é um consultor contratado pelo Sebrae que vai consumir nessas casas como cliente e avalia cinco itens: o sabor do petisco, o preço, o atendimento, a higiene e a temperatura da bebida”, disse Renato.
Depois disso, o consultor prepara um relatório customizado para cada empreendedor, apresentando os pontos fortes e as oportunidades de melhoria dos bares. A partir daí, os donos podem buscar uma consultoria contínua no próprio Sebrae.
“A nossa grande preocupação é a sobrevivência desses bares, e muitos deles, inclusive, passam por situaçoes difíceis. A ideia da consultoria é justamente preparar esses donos para que eles busquem essa melhoria contínua a cada dia”, declarou o técnico do Sebrae.
‘Surpresa muito positiva’
Os donos dos bares, por sua vez, tiveram uma certa resistência inicial aos processos do inventário. No entanto, aos poucos, o Sebrae os convenceu de que a ajuda poderia melhorar o negócio. “Na hora que a gente apresentou esse relatório, nós tivemos uma surpresa muito positiva. Os empreendedores gostaram muito”.
“A gente fez um briefing com o consultor para que ele de fato fizesse uma análise técnica do negócio, mas respeitando toda a característica de um bar com alma, antigo e com tradição. Eles tiveram um retorno muito legal, porque qualquer negócio hoje é importante ter uma melhoria contínua”, acrescentou.
Sobre presença nas redes sociais e sistema delivery, alguns bares tradicionais passam pelo processo de se adaptarem a essas ferramentas atuais. “A gente sempre orienta que nossos empreendedores observem e estejam nesse ambiente digital, mas é importante também que saibamos respeitar o grau de maturidade de cada um”.
“No período que a gente passou da pandemia, muitos deles começaram a pensar nesse processo de delivery que eles não tinham. São pouquíssimos que possuem o delivery como ponto forte porque o que eles querem mesmo é o cliente na bancada, o cliente novo que chega com um amigo”, disse Lanna.
Ao longo da conversa, Renato também falou sobre o sucesso do Bares com Alma, que já tem os estabelecimentos mapeados para trabalhar as próximas edições. Confira a lista de botecos neste link. A entrevista na íntegra já está disponível nas nossas plataformas digitais. Ouça abaixo: