O Brasil bateu o recorde de salas de cinema em funcionamento, segundo divulgou a Ancine, no início deste ano. De acordo com o levantamento da agência, em 1º de janeiro de 2025, o país registrou 3.509 salas operando, sendo 31 a mais do que em 2019. Mais de 120 milhões de pessoas foram no cinema em 2024.
“Esse crescimento reflete um compromisso com a descentralização do acesso ao audiovisual e a inclusão cultural, com soluções de acessibilidade, alcançando pessoas com deficiência visual e auditiva”, disse o Ministério da Cultura.
A pasta destacou as cidades que ganharam suas primeiras salas, como Monte Carmelo e Ponte Nova, em Minas Gerais, e Miracema, no Rio de Janeiro. Viçosa, em Alagoas, reabriu um cinema que estava fechado há 30 anos. A expansão vem após um período de crise enfrentada pelo setor cinematográfico brasileiro.
As novas salas também tornaram o cinema acessível a públicos historicamente marginalizados. “O Brasil precisa manter e ampliar suas telas. Esse é o compromisso da Secretaria do Audiovisual com a distribuição e exibição cinematográfica desse país”, disse a secretária da pasta, Joelma Gonzaga.
Ainda conforme o ministério, o número de espectadores de produções brasileiras dobrou em relação a 2023. O destaque ficou para o filme “Ainda Estou Aqui”, estrelado por Fernanda Torres e dirigido por Walter Salles. A atriz ganhou um Globo de Ouro por sua atuação no filme.