
O setor de transporte rodoviário no Brasil vem passando por uma verdadeira revolução digital, assim como outros negócios e segmentos. Pensando nisso, o Conecta Mente dessa segunda–feira (5/5) conversou com uma das protagonistas dessa mudança: a diretora de marketing e growth da ClickBus, Michelle Xavier.
A ClickBus possui 12 anos de liderança no mercado, 300 mil rotas e mais de 62 milhões de bilhetes emitidos. A diretora de marketing contou a história da empresa, pioneira no mercado de passagens de ônibus on-line.
“Nós somos líderes da categoria, e nesse mercado que ainda é de 30% a 40% digital, nós somos líderes. Tem uma certa glamorização das passagens aéreas, mas as passagens de ônibus movimentam quase que o dobro de passageiros do aéreo, então estamos falando de um volume absurdo que ocorre no ônibus”, disse Xavier.
Educar preferência do público
Segundo a diretora de marketing, ser pioneiro em um mercado assim tem como tarefa educar o público em relação à opção de comprar passagens on-line. “No último ano, a gente fez pesquisa com os clientes que compram na rodoviária e perguntamos por que eles optam por isso, e a pessoa fala que é comodidade”.
“Mas quando a gente enxerga a pesquisa de satisfação do cliente que compra on-line e do que compra na rodoviária, tem uma diferença de 30 pontos percentuais de satisfação. Porque a pessoa que está comprando no on-line tem a flexibilidade de escolher a melhor plataforma, a melhor empresa, o melhor horário, o assento etc”.
A ClickBus é uma travel tech que trabalha conectando as duas pontas: viações e clientes. “Eu sirvo como provedora de tecnologia para as viações, ao mesmo tempo que eu dou uma solução para esse cliente final que quer comprar digitalmente”.
Michelle deu como exemplo a questão da gratuidade das passagens, que a empresa resolveu nos dois lados. “Numa ponta, a gente providenciou para as viações uma maneira de fazer o processo ocorrer no digital, porque era só na rodoviária. E a gente facilitou a vida do cliente, que é esse cliente super crítico, uma pessoa mais de idade”.
Gratuidades e cashback para conquistar clientes
A empresa lança mão de diversas experiências para que o cliente opte por viajar de ônibus ao invés de avião. De acordo com Xavier, muitos clientes já compram a ideia pelos preços mais baixos, pela disponibilidade e pela capacidade dos ônibus de conectarem muitas cidades do Brasil.
“Dei o exemplo aqui de gratuidades, que a gente foi pioneiro e saiu na frente, mas nós também fizemos, no ano passado, o ChashBus, que é nosso programa de cashback. Então, todo cliente que compra logado na nossa plataforma ganha o benefício e vai acumulando”, citou a diretora de marketing.
Outro produto lançado pela ClickBus foi o Viagem Cast, podcast contando histórias interessantes que se passam dentro de ônibus. “A gente selecionou 10 histórias para contar para os consumidores e usou como apresentador o Ed Gama, que é um feríssima que está em todas as mídias, super engraçado”.
Impacto social da ClickBus
A empresa desenvolve um trabalho voltado para o impacto social, em um projeto chamado BusTransforma. “Esse é um trabalho que nos orgulha muito. A gente tem aqui um grupo de pessoas de diversas áreas que trabalham com ONGs super renomadas trazendo esse impacto social”.
“A gente investiu cerca de R$ 300 mil ano passado, viabilizando o encontro de 4 mil pessoas e 1,5 mil passagens dentro desses programas sociais. Um deles foi durante as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul. Fizemos aquela coleta em dobro, e a cada R$ 1 que conseguíamos arrecadar, a ClickBus dava R$ 1 a mais e mandamos tudo em doação para as ONGs”, contou Michelle.
A diretora de marketing também falou sobre o desafio de convencer pessoas que não são tão adeptas ao digital, além de citar quais pontos a ClickBus vem trabalhando para se manter como líder no mercado. O episódio completo está disponível no nosso Spotify (ouça abaixo) e no canal de YouTube da Rádio CDL FM. Acompanhe trechos da conversa nas redes sociais.