A clássica novela dos anos 1990 “Rainha da Sucata” foi oficialmente anunciada como o próximo título de “Vale a Pena Ver de Novo”, da TV Globo. A estreia está prevista para o dia 3 de novembro, substituindo a reprise de “A Viagem” e marcando o retorno de uma das tramas mais lembradas da teledramaturgia brasileira.
A escolha
A retomada de “Rainha da Sucata” se dá em um ano comemorativo para a Globo, que celebra seis décadas de TV, e também reforça a rede vespertina com um título de forte apelo nostálgico e com grande reconhecimento no público.
Além disso, a novela traz no elenco de destaque nomes que marcaram época, como Regina Duarte, Glória Menezes e Tony Ramos. A reprise também marca a volta de Duarte às telas da Globo, após a atriz ter deixado a emissora para assumir a Secretaria Especial de Cultura do governo Jair Bolsonaro, em 2020.
Sinopse
Ambientada em São Paulo, “Rainha da Sucata” retrata o universo dos novos-ricos e a decadente elite paulista. A protagonista, Maria do Carmo (Regina Duarte), filha de Onofre (Lima Duarte), vendedor de ferro-velho, ascende aos negócios de sucata e torna-se uma empresária bem-sucedida — ainda que mantenha hábitos simples de sua origem.
Ao cruzar novamente o caminho de Edu (Tony Ramos), um ex-colega que a humilhou e agora enfrenta falência ao lado da tradicional família Albuquerque Figueroa, Maria vê a chance de alçar voo social — e vingança. Ela propõe a Edu um casamento de conveniência: ela aporta o dinheiro, ele o sobrenome tradicional.
A partir daí, passa a viver no casarão dos Figueroa, mas descobre que a ascensão vem com preço. Lá dentro, enfrenta a elegante e ardilosa Laurinha Figueroa (Glória Menezes), madrasta de Edu e socialite falida que tudo faz para humilhar Maria e destruir seu casamento.
A trama se desenrola entre drama, comédia e crítica social, destacando o conflito entre velha e a nova elite, com personagens femininas fortes e contrastantes.