O médico americano Peter Attia faz a seguinte reflexão no seu livro “Outlive”: “Quais atividades queremos continuar realizando aos 90 anos?”
Carregar um neto, subir escadas com compras, colocar a mala de mão no bagageiro do avião, levantar-se do chão sem ajuda. Independentemente de quais sejam, o fato é: comece a treinar desde já para isso. Existem quatro categorias de exercícios que, segundo o médico, impactam na longevidade. Primeiro, a estabilidade, que envolve a ação coordenada dos músculos para manter a postura firme e evitar desequilíbrios.
Segundo, a força, que significa a capacidade de utilizar o músculo para gerar força. Portanto, a massa muscular deve ser uma prioridade e se ganha força levantando o peso.
Terceiro, capacidade aeróbica adquirida com treinos longos de baixa intensidade, o que chamamos de treino em zona 2: caminhada, corrida, natação e bicicleta. Por último, o VO2 máximo, que se refere à capacidade máxima de consumo de oxigênio. Você pode melhorar o seu VO2 máximo com treinos intervalados de alta intensidade, tipo por HIIT.