25/01/2024
Redação: Lucas Rage
Imagem: Rogério Vidmantas / Prefeitura de Dourados
Minas Gerais está mais próxima de receber a Qdenga, vacina contra a Dengue desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda. O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (25), a lista com os 521 municípios a serem contemplados com a primeira remessa do imunizante — que passa a ser disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Em Minas Gerais, 22 municípios serão contemplados nesta primeira etapa, entre eles Belo Horizonte e cidades da região metropolitana como Nova Lima, Santa Luzia e Raposos. Veja a lista completa:
- Coronel Fabriciano;
- Timóteo;
- Pingo-D’água;
- Antônio Dias;
- Marliéria;
- Santa Maria de Itabira;
- Jaguaraçu;
- Dionísio;
- Córrego Novo;
- Belo Horizonte;
- Ribeirão das Neves;
- Sabará;
- Santa Luzia;
- Nova Lima;
- Caeté;
- Rio Acima;
- Jaboticatubas;
- Raposos;
- Belo Vale;
- Moeda;
- Nova União;
- Taquaraçu de Minas;
Segundo o Ministério da Saúde, o processo de seleção dos municípios foi organizado com colaboração dos Conass e Conasems – órgãos representantes das Secretarias de Saúde dos estados e municípios – seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).
As regiões selecionadas atendem a três critérios:
- municípios acima de 100 mil habitantes;
- municípios com alta transmissão da Dengue registrada em 2023 e 2024;
- municípios com predominância do sorotipo DENV-2.
Nesta etapa, serão contemplados 16 estados e o Distrito Federal.
Campanha de vacinação contra a Dengue
Prevista para iniciar em fevereiro, a campanha de vacinação contra a Dengue terá como público alvo prioritário crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos — faixa etária que concentra a segunda maior concentração do número de hospitalizações, atrás apenas das pessoas idosas. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
A primeira remessa conta com cerca de 757 mil doses, que chegaram ao Brasil no último sábado (20). O lote é parte do total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela Takeda, que serão fornecidas neste primeiro momento. Uma segunda remessa, com 569 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro. A previsão é de que 5,2 milhões de doses, em todo o ano de 2024. A previsão é de que elas sejam entregues ao longo do ano, até dezembro.
Sobre a QDenga
O Brasil é o primeiro país a oferecer a vacina contra a Dengue no sistema público universal. Desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma, a QDenga é indicada para pessoas de 4 a 60 anos, incluindo as que já tenham entrado em contato com o vírus da Dengue. A vacina foi incorporada ao SUS em dezembro de 2023, após avaliação por parte da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias (Conitec), vinculada à Anvisa. O imunizante não é recomendado para idosos e maiores de 60 anos.