18/01/2024
Redação: MPMG
Imagem: Divulgação/MPMG
O Procon-MG, órgão integrante do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), realizou nesta quarta-feira, 17 de janeiro, um monitoramento de mercado no Aeroporto de Confins com o objetivo de avaliar a conduta das empresas aéreas em relação ao atendimento dado aos consumidores.
No ano passado foram registradas 87.555 reclamações de consumidores sobre o setor aéreo, entre janeiro e novembro. As principais queixas são: a demora na devolução de valores pagos por passagens aéreas (15,24%); o descumprimento de ofertas (9,25%); o cancelamento de voos (8,87%); e o extravio de bagagem (7,27%).
Agentes fiscais do órgão de defesa do consumidor de Minas averiguaram, nas companhias aéreas, o tempo de atendimento; o procedimento do atendimento prioritário; e as informações fornecidas sobre valores, tarifas e formas de cobrança de passagens e bagagens.
De acordo com o Procon-MG, não houve nenhuma autuação nesse monitoramento, que servirá de base para fiscalizações específicas posteriormente.