O que você está achando da lei sancionada esse mês pela Prefeitura de Belo Horizonte, autorizando a transformação da Praça 7, bem no centro de BH, na Times Square mineira?
Como o espaço vai poder receber painéis de LED em suas esquinas, assim como o mundialmente famoso cruzamento de Nova York, essa novidade tem dividido opiniões. Quem gosta, diz que a imagem do local vai dar uma modernizada e que vai ser bom para o comércio e para segurança das pessoas que transitam por ali.
E quem não gosta está preocupado com a preservação do patrimônio histórico de BH. Inclusive, existe um abaixo-assinado contra a lei sancionada, encabeçado por um dos nossos mais renomados arquitetos, o Gustavo Penna. O Gustavo diz em texto que “nossa cultura não pode ser achatada por interesses comerciais e que os nossos prédios não são suporte para outdoor”.
Para ele, e para muita gente que adora BH de verdade, requalificação do centro se faz com políticas públicas e não com poluição visual. Quer saber o que que a gente acha? A gente acha cafona, desrespeitoso e na contramão de tudo o que estamos vendo de movimento legal mundo afora, que busca reforçar a identidade local, reforçando a história e a cultura do lugar.
Como diz o Gustavo Pena, “esconder a paisagem atrás de painéis de LED fere o nosso rosto e é como um tapa na cara”.