Outro dia vi um post de um endocrinologista dizendo que o que comemos com a mão engorda muito mais. Fiquei refletindo sobre essa frase. Claro que não devemos interpretar literalmente, mas o que ele quis dizer é que o perfil beliscador tem maior probabilidade de ganhar peso.
Quando comemos com a mão, temos uma noção menor do quanto realmente estamos ingerindo. Por exemplo, quando você belisca um amendoim, uma pipoca ou um biscoito de polvilho, você tem ideia da quantidade? Geralmente comemos muito e sem prestar atenção. Isso é muito comum quando estamos na frente da TV, no cinema, no computador ou até mesmo dirigindo.
Nessas situações em que a atenção está focada em outra atividade, o ato de comer passa a ser automático e sequer é registrado pelo cérebro de forma adequada. Portanto, a orientação é reduzir o que comemos com a mão. É fundamental para a sinalização de saciedade que, ao comer, você se sente à mesa, coloque o alimento no prato e coma, de preferência, com talheres, concentrando-se totalmente na ação presente.
