20/09/23
Redação: PBH/ Reprodução
Imagem: PBH/Divulgação
A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou, nesta semana, os trabalhos para a elaboração do Diagnóstico da Fauna Silvestre Urbana da capital. O documento será feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte (SMMA), em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O levantamento, que tem duração prevista de sete meses, resultará na definição do Plano Municipal de Manejo da Fauna Silvestre, que será um importante instrumento para a definição de políticas públicas relacionadas aos animais silvestres que vivem no município da capital e para a administração de conflitos que possam ser provocados por algumas espécies.
“A base do diagnóstico será sempre o tripé segurança, saúde e preservação das espécies. O Plano de Manejo será muito importante para que a Prefeitura de Belo Horizonte defina as ações que visem à resolução dos problemas causados na convivência com os animais da fauna silvestre urbana”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Zé Reis.
Nesta segunda-feira (18), o secretário municipal recebeu os representantes da FUNDEP que participam da elaboração do diagnóstico: os pesquisadores e professores Adriano Paglia, Gláucia Drummond e Tulaci Bhakti. Pela SMMA, estiveram presentes ao encontro a diretora de Planejamento Estratégico Ambiental, Lêda França, e o gerente de Defesa dos Animais, Leonardo Maciel.